sábado, 28 de julho de 2018

Procon Alerta Para Necessidade de Bombeiros Civis em Estabelecimentos de Grande Público no RJ.

Supermercados, indústrias e shoppings foram os locais visitados pela equipe do Procon Petrópolis para conscientização sobre a necessidade da presença de bombeiros civis em ação realizada nesta quinta-feira (26.07). A intenção é dar informações sobre a Lei Municipal 7.559/2017, que dispõe sobre a necessidade de atuação desses profissionais no município. A importância do bombeiro civil nesses estabelecimentos se dá para garantir a segurança e bem-estar do público. Os bombeiros civis atuam na prevenção de acidentes, primeiros socorros em caso de algum incidente dentro do estabelecimento, brigada de incêndio e no pronto atendimento em diversas frentes.
Durante a fiscalização, a equipe visitou o Extra do Quitandinha, Supermarket, a cervejaria Bohemia, o Shopping Bauhaus e o Hipershopping ABC. A intenção, neste primeiro momento, é esclarecer as dúvidas dos responsáveis pelos estabelecimentos, para que, em posterior fiscalização, o órgão posso autuar caso não haja a presença de um bombeiro civil no estabelecimento. O órgão de defesa do consumidor também vai dar continuidade a ações do tipo, passando, também, por outros supermercados, shoppings, casas de shows, até contemplar todos os estabelecimentos que lei abrange.
De acordo com o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, toda lei nova gera dúvidas e é importante esclarecer sobre o assunto aos estabelecimentos que ela abrange. “Somente após esse processo de informação e conscientização e que nossas equipes entrarão com as punições devidas em caso de descumprimento. Nossa principal intenção é garantir ao consumidor que suas demandas estão sendo cumpridas e, neste caso, dar respaldo ao cumprimento de uma legislação importante para a cidade”, destaca.
Na semana passada a equipe também realizou uma ação do tipo. À ocasião, os fiscais estiveram presentes em lojas de varejos como Ponto Frio, Leader, TeleRio, Casa e Vídeo, Ricardo Eletro e as duas unidades da Casas Bahia.A ação foi acompanhada pelo vice-presidente do Sindicato dos Bombeiros Civis, Ademir Vitoriano de Oliveira, que destacou a importância da ação. “O bombeiro civil tem papel fundamental no socorro e auxílio e prevenção de acidentes. Acredito que o Procon está abrindo caminho para conscientização do empresariado”, destacou.
O Procon tem duas unidades, no Centro e Itaipava. Quem quiser denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.