domingo, 25 de agosto de 2019

Você Sabe Quais São as Características Essenciais de Um Bom Profissional?

Profissionais Desagregadores Não Fazem Parte da Lista de Contratações Das Empresas:
As organizações estão cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando pessoas dinâmicas e que tenham um perfil empreendedor.
Além das habilidades técnicas e da qualificação profissional, que é um conjunto de características que podem ser muito úteis para o desenvolvimento da empresa, é preciso ter um bom desempenho no que se refere ás habilidades relacionadas ao comportamento (ética profissional) e às características de personalidade.
Atualmente, os principais requisitos para a contratação e a permanência na empresa são: responsabilidade, assertividade, descrição, equilíbrio emocional e ainda forte princípios éticos.
Também são exigidas do mercado de trabalho que compõem o perfil do profissional atual: Habilidades para trabalhar em equipe, ter ideias inovadoras e criativas que contribuam para o desempenho das atividades e para os fluxos e processos organizacionais, ter vontade de aprender, estar aberto ás mudanças, saber buscar e aplicar soluções para os problemas, evitar conflitos no ambiente de trabalho, enfim, ser um profissional dedicado, que procura constantemente se desenvolver, cresce e se atualizar, tendo em vista o alcance dos objetivos da empresa.
Algumas características que são essências para a formação de um bom profissional são:
Iniciativa:
Ter iniciativa própria; não esperar que as coisas aconteçam.
Paixão pelo que faz:
A paixão supera todos os obstáculos e leva o indivíduo a encontrar todas as soluções para os seus problemas técnicos e de relacionamento.
Liderança:
Não esperar ordens para se mover. Fazer em primeiro lugar. Propor, sugerir, antecipar. Ter habilidade para convencer e/ou motivar as pessoas a fazer algo, tanto por atos, quanto por palavras e exemplos. Seja proativo e auto motivável.
Humildade:
O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que não é dono da verdade, para ouvir o que os outros tem a dizer, aceitar sugestões e reconhecer que o trabalho em equipe é um dos elementos essenciais para o sucesso de cada um dos colaboradores.
Sigilo:
Manter os sigilos da empresa é uma das características obrigatórias para todos os profissionais.
Atenção aos detalhes:
Deve-se sempre procurar atingir aspectos do trabalho com qualidade. Os detalhes são diferenciais dos profissionais.
Vontade de aprender:
Costuma ser curioso, observador e gosta de coisas novas. Tem a capacidade de procurar as respostas por si próprio, capacidade de modificar, transformar e converter seu comportamento em função de fatos novos.
Comunicação:
Saber se expressar de forma clara e precisa, tanto no modo escrito como falado, é fundamental para um bom relacionamento no ambiente de trabalho seja interno ou externo. A excelência na capacidade de comunicar-se repercute de forma altamente positiva no seu desenvolvimento profissional.
Trabalhar em equipe:
Ter a capacidade de se relacionar de forma harmoniosa com seus colegas de trabalho, de forma a cooperar, unindo esforços com um mesmo proposito. Tratar aos outros como gostaria de ser tratado.
Otimismo:
Diante das perspectivas das sociedades modernas o profissional precisa e deve ser otimista para acreditar na capacidade do seu comandante e dos seus comandantes, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com bom humor.
Educação:
Dirigirem-se sempre as pessoas dedicando toda atenção, pois tal atitude poderá influenciar diretamente na imagem da empresa que você representa.
Responsabilidade:
Procure sempre cumprir seus compromissos e tarefas, fazendo sempre um bom trabalho dentro dos prazos que lhe são estabelecidos. Ter comprometimento. Saber se posicionar. Entender a importância de realizar a tarefa no tempo e com a qualidade prevista. Cumprir prazos. Ser confiável. Não fugir da responsabilidade.
Inovação:
Busque apresentar novas ideias, seja criativo e encontre novos métodos de trabalho que possam melhorar ainda mais o dinamismo da empresa.
Inteligência emocional:
É importante estar preparado para superar e suportar adequadamente as adversidades que sugiram na empresa e fora dela.
Atualização Profissional:
Essencial para o desenvolvimento das habilidades, a atualização constante é o diferencial entre a experiencia e a necessidade empresarial nesta linha de raciocínio o profissional desatualizado terá poucas chances no mercado em relação aos melhores preparados. 
É importante estar preparado para superar e suportar adequadamente as adversidades que sugiram na empresa e fora dela.
Portanto, não se deixe enganar pela expressão “sou formado em”, mas mantenha uma rotina de leitura, observações e estudos sobre sua área de atuação.
Acompanhe de perto as novidades de sua profissão. Interesse-se pela empresa em que trabalha e demonstre tal atitude no seu cotidiano ao envolver-se ativamente na dinâmica e na busca do comprimento das metas da empresa.
Tenha sempre em sua mente a missão, visão e valores da empresa, saibam quais são suas atribuições e responsabilidades, seja pontual e trate a todos com respeito e seja honesto em qualquer situação.
Seja um profissional cordial com seus colegas de trabalho. Contribua ativamente para a manutenção de um clima organizacional harmonioso de efetiva colaboração e equipe. Tenha compromisso com a produtividade, não torne-se um simples frequentador ou visitante da empresa.
Enfim, um bom profissional é aquele que procura estar sempre bem informado, não se manifesta sobre assuntos fora de seu conhecimento, trabalha com amor e dedicação, que não escolhe a profissão apenas pelo retorno financeiro, mas porque realmente gosta do que faz desta forma,possuindo uma postura decisiva no desenvolvimento de um profissional de sucesso.

Fonte: Jornalismo e comunicação social Febrabom RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário