Investimento, Retorno e Mercado de Trabalho: 
Diante da mutualidade de dificuldades econômicas pelas quais todos nós brasileiros e brasileiras atravessamos. Fazer um investimento em qualquer que seja a qualificação profissional independente da área de atuação, exige nos dias atuais além de uma boa pesquisa de mercado, a análise sobre o retorno proporcional que a mesma poderá nos trazer. Quando o tema é relacionado a formação EAD-educação a distância para Bombeiros civis, logo pensamos em questões como: legalidade, vantagens, comodidade, tempo, dinheiro e profissionalização que tal modalidade de escolha poderá nos trazer. 
Para aqueles que almejam desempenhar profissionalmente a atividade prevencionista, é necessário ficar atentos a modalidade a ser escolhia como ancora no objetivo, de uma boa preparação e reais chances dentro da competitiva área de atuação que envolvem a profissão bombeiro civil. Atualmente o Mercado oferece algumas opções para formação que pode ser realizada sob três formas sendo elas: 
1º Presencial: quando há a presença física do aluno em sala de aula recebendo os conteúdos teóricos e práticos aplicados. 
2º Sob forma Semi presencial: Ou seja, executando as atividades teóricas via plataforma online, entretanto executando de forma prática as diretrizes estabelecidas pelas Normas regulamentadoras que estipulam os critérios de Formação. 
3º sob forma 100% online: Onde nenhuma das diretrizes de atividades práticas preconizadas pelas normas de formação sejam elas Nbrs, em alguns casos, Instruções Técnicas, além de legislações municipais já aprovadas que preconizam a formação de acordo com a NBR 14608 são executadas. Sem o objetivo de entrar no mérito de aspectos como legalidade entre outros contudo, fazendo um paralelo no âmbito de investimento e retorno financeiro com vistas ao acesso ao mercado. Fica claro, que a terceira opção na qual é realizada de forma 100% online se torna a menos competitiva para quem pretende investir em um curso de formação em comparação aos dois exemplos citados e diante das exigências deste mercado de atuação. Resguardado o direito estabelecido as capacitações EAD assim como, o direcionamento legal que rege os cursos livres, torna se imperativo, a comparação entre o que deveria realizar um Bombeiro Civil no comparativo, ao que não é realizado de forma prática nas plataformas de formação 100% online. 
Vejamos: 
A lei Federal 11901 de 12 de janeiro de 2009 que dispõe sobre a atividade de Bombeiros civis. Em seu Art. 4º define as funções destes profissionais já o inciso I da mesma lei, define o bombeiro civil como: combatente direto ou indireto ao fogo 
Praticamente impossível, o combate a Incêndio sem treinamento específico. 
CBO 5171/10 Bombeiro Civil Descrição Sumária. 
A Classificação Brasileira de ocupações define as atividades de Bombeiro Civil da seguinte forma: Previnem situações de risco e executam salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo pessoas e patrimônios de incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos ou qualquer outra situação de emergência, com o objetivo de salvar e resgatar vidas; prestam primeiros socorros, Verificando o estado da vítima para realizar o procedimento adequado; realizam cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário de emergência. 
Praticamente impossível de forma online. 
NBR 14608 ANEXO B FORMAÇÃO. 
Já na NBR 14608, praticamente uma diretriz nacional de Formação em seu anexo B define o detalhamento do curso e formação destes profissionais assim como, a quantidade mínima de horas para cada módulo. Definindo a carga horaria mínima em 210 horas de treinamento, sendo 94 horas de aulas teóricas e 116 horas de aulas práticas. 
Ainda é estipulado que o aproveitamento mínimo aceitável para conclusão de curso é de 80%. Sendo que este treinamento, tem validade de 12 meses e deve ser renovado sempre que expirar sua validade. 
Praticamente irrealizável de forma 100% online. 
Ainda de acordo, com a NBR 14608 o Bombeiro Civil deve ter feito treinamento e estar capacitado para prestar serviços de prevenção e atendimento a emergências. 
Atuando primeiro na proteção da vida, depois na proteção do meio ambiente e do patrimônio. Também deve conhecer, o Plano de Emergência Contra Incêndio da Planta e assim, como a brigada de incêndio deve ter pleno conhecimento do plano de emergência. 
Diante destas exposições, podemos explicitamente perceber a convergência e direcionamento de todas, diante da necessidade do envolvimento e contato físico prático dos profissionais desta área em suas atividades. Fatores que tornam a realização de um investimento 100% online nesta área em um investimento de risco, diante da exposição em atividades onde a perícia e conhecimento podem ser fatores determinantes entre vida e morte, perca e resguarde de patrimônios e até da vida, dos que optam por este tipo de investimento. Analisando sob a ótica empresarial, e diante do crescimento do ramo das atividades preventivas no Brasil, torna se perceptível a defasagem de informações recebidas de cunho pratico entre profissionais formados na modelagem online no comparativo, as realizadas de forma presencial. Diferenças que podem definir a preferência do investimento empresarial a ser realizado diante do tipo de mão de obra e modelagem de formação escolhida. 
Coluna: Liberdade de Expressão 
Jornalista Reg: nº 19127/RS